9 de jun. de 2010

O Instituto

Tags relacionadas: instituto


O esporte considerado constitui-se em forma de comunicação, expressão, emoção e fator de educação e emancipação para a transformação social.



O Instituto Esporte & Educação é uma Organização Civil de Interesse Público, que tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional em comunidades de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito a diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo a autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista.



Com intuito de fomentar a cultura esportiva nas comunidades, o Instituto Esporte & Educação criou os Núcleos Esportivos Sócio-educativos, para o atendimento direto a crianças e jovens e atentando-se para a formação e apoio aos profissionais de Educação Física que atuam nos núcleos, por meio da prática pedagógica reflexiva, gestão dos núcleos e da formação continuada em serviço.



A cidadania vai muito além do fato de querer fazer a diferença, e sim conseguir fazer essa diferença. Após estes anos de trabalho, o Instituto Esporte & Educação não só desenvolveu uma metodologia de ensino para formar os profissionais de Educação Física, com intuito de educar as crianças e jovens a tornarem-se cidadãos críticos, participativos e transformadores da sua realidade, como também avalia e reconstrói esta metodologia continuamente para atender as demandas, necessidades e interesses das comunidades atendidas.


Núcleos

Programa Método

Grupo de Jovens

Caravana do esporte

Tags relacionadas: projetos


Os projetos do IEE têm por objetivo desenvolver ações educativas por meio das práticas corporais, esportivas ou não, desenvolver a “cultura do movimento e do esporte”, a fim de auxiliar na formação de indivíduos autônomos que possam participar ativamente do processo de vida e desenvolvimento da sua própria comunidade.



Conheça mais a respeito desses projetos e os parceiros envolvidos.